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Networking profissional na área gastronômica: confira esse mini guia!
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2 de março de 2021
O networking profissional é a uma rede de contatos para a troca de indicações, atualizações sobre o seu mercado de atuação, oportunidades de negócio e até mesmo de parceria. O setor da panificação é bastante tradicional, mas isso não quer dizer que o seu negócio precisa ficar parado no tempo.
Um padeiro que constrói um bom networking pode ter acesso a oportunidades importantes de melhorias na padaria e de atualização sobre as tecnologias na panificação. Além disso, esse é um importante caminho para a troca de experiências e contatos profissionais.
Porém, para desenvolver essa rede é importante cuidar da sua imagem pessoal e saber como manter uma comunicação que seja, ao mesmo tempo, amigável e profissional. Exatamente sobre isso que trataremos neste post. Continue a leitura e entenda como construir uma rede de contatos rica e que agregue ao seu negócio.
Aborde profissionais e empresas
O networking profissional pode acontecer tanto entre outros profissionais quanto com empresas. Por exemplo, se você tem um bom relacionamento com os seus fornecedores, há troca de informações e oportunidades, você pode dizer que essa é uma rede de contato.
Essa abordagem pode ser feita em diferentes locais, mas deve acontecer de maneira natural, então cuidado para não forçar a aproximação. Feiras e eventos de panificação são ambientes propícios para fazer negócios e construir o seu networking.
Nos estandes, você terá contato com outras empresas do setor, fornecedores e, muitas vezes, clientes. Você pode puxar uma conversa despretensiosa, ajudar alguém com alguma dúvida, fazer elogios e demonstrar interesse nos negócios de outras pessoas.
No entanto, também tome o cuidado para que consiga identificar quando um profissional não está muito aberto para conversar naquele momento.
Cuide do seu branding pessoal
O branding pessoal, ou personal branding, é a sua marca pessoal. Em linhas gerais, é a sua imagem e maneira como é enxergado e lembrado por outras pessoas. Esse é um dos primeiros aspectos que você precisa trabalhar para construir o networking pessoal. Entretanto, cuidado para não confundir branding pessoal com marketing pessoal e autopromoção.
O branding é um conceito relacionado à construção de um conceito positivo sobre você. A sua marca pessoal pode, por exemplo, passar confiança ou não a outras pessoas. Para cuidar da sua imagem a dica principal é: seja você, seja autêntico.
Tentar forçar uma personalidade que não é sua é uma escolha errada e que provocará o efeito contrário ao esperado. Além disso, lembre-se que é melhor influenciar pessoas do que focar somente em popularidade.
Utilize o LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social para fins profissionais e uma ferramenta importante para o seu networking profissional. Esse é um recurso que, quando utilizado adequadamente, pode ser a sua ponte para outros profissionais e empresas.
Para passar uma boa imagem no seu LinkedIn, mantenha as suas informações atualizadas, incluindo certificações e experiências profissionais. Coloque as suas qualificações, mas nunca minta sobre essas informações.
Também capriche na foto, sempre optando por aquelas que transparecem profissionalismo. Além disso, evite postar assuntos e fotos muito pessoais nessa rede, como opiniões políticas e religiosas.
Outra orientação importante é ser ativo. Comece e compartilhe conteúdos relevantes para estreitar os laços com outros profissionais e empresas e sempre verifique a sua caixa de mensagens.
Entenda como deve ser a comunicação
Apesar de se tratar de networking profissional, não quer dizer que a comunicação precisa ser 100% formal. Isso pode até mesmo dificultar o relacionamento. No entanto, também é importante saber o limite da informalidade.
Para adotar a comunicação adequada, observe como o outro profissional se comporta quando conversa com você e siga a mesma linha. Assim você evita estar desalinhado ao seu contato e ter uma abordagem muito formal ou informal.
Adote estratégias para manter um bom relacionamento
Além da comunicação adequada, é importante ter algumas estratégias para que esses contatos realmente agreguem algo e você sempre os mantenha por perto. Para isso, é importante que você conheça bem os seus contatos.
Além disso, é importante você focar na qualidade e não na quantidade de pessoas com quem mantém contatos profissionais. Como dissemos é melhor influenciar pessoas e ser positivamente influenciado do que somente se preocupar com popularidade e em ser muito social.
Então, procure estreitar o relacionamento e cuidar dos seus contatos. Assim conseguirá manter uma rede valiosa por muito tempo e isso pode render muitas oportunidades para o seu negócio.
Mantenha contato constante
Procurar os seus contatos do networking profissional somente quando precisa pode prejudicar a sua imagem e o relacionamento com outros profissionais e empresas. O mais indicado é que você mantenha contato constante e frequente com essas pessoas.
Isso não significa que precise puxar conversa todos os dias. Quando ver alguma notícia ou dica que possa interessar aos outros, envie e compartilhe ideias, pergunte se eles precisam de algo e sempre que souber de oportunidades que possam ser de interesse dos seus contatos, compartilhe.
Construa um relacionamento com troca de valores
Como dissemos, não é interessante que somente procure as pessoas quando precisa de ajuda. Troque atualizações sobre o mercado e informações, pois a partir de conversas sem intenção podem surgir oportunidades e grandes ideias.
Seja prestativo quando souber que as pessoas precisam de algo e não fuja quando pedirem a sua ajuda. Essas são algumas atitudes que podem interferir positiva e negativamente no seu branding pessoal.
As pessoas percebem quando você está disposto ou não a ajudar e a agregar, ou que somente buscam se beneficiar de outros contatos. Então, entregue valor aos seus contatos, pois, a partir deles, podem surgir parcerias, negócios e, por que não, amizades.
Para construir o seu networking profissional é importante cuidar da sua imagem e ter intenções de parceria, e não somente de usufruir dos contatos de outras pessoas. Então, coloque a nossas dicas em prática atualizando as suas redes sociais e mantendo contato constante com outros profissionais. Assim, verá como os benefícios são duradouros e ricos em oportunidades.
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